Seção: Orson Peter Carrara

Intenção predominante

Por Orson Peter Carrara

Afirma Cairbar Schutel em seu Preâmbulo, no livro Parábolas e Ensinos de Jesus (de 1928): “(…) A intenção predominante de Jesus, não cansemos de repetí-lo, foi libertar os homens do jugo do dogma e excluir dos corações o espírito da dúvida que obsidia os relutantes, os indecisos e os que não sabem donde vieram, quem são e para onde vão (…)”.

Dogmas e espírito de dúvida realmente aprisionam, condicionam, resultando em lamentáveis fatos. Libertar-nos de tais prisões emocionais e psicológicas – normalmente decorrentes de dogmas e espírito de dúvida – significa serenidade e compreensão para os altos objetivos da vida. Saber quem somos, de onde viemos e para onde vamos, altera completamente o panorama e a perspectiva de nossos dias. A convicção firmada no raciocínio e na reflexão vai gradativamente construindo ambientes de serenidade, exatamente pela compreensão que traz.

Interessante observar a atualidade da observação na afirmação de Schutel: “excluir dos corações o espírito da dúvida que obsidia os relutantes, os indecisos, os que não sabem… “. Essencial essa providência, pois que a dúvida alimentada obsidia mesmo, causando variados transtornos no entender do processo de viver e aprender. Muito mais seguro prosseguir quando sabemos as razões de seguir adiante.

No texto, pois, do citado livro, de onde retiramos a afirmação, as considerações do autor são valiosas, pois que demonstra em poucos parágrafos o esforço de Jesus nessa direção: libertar da ignorância, romper os prejuízos dos condicionamentos causados pela limitação da visão humana. E isso foi seguido por aqueles que o compreenderam e continua despertando continuamente outras almas para esse exato sentido da vida: não somos o corpo, esta é uma experiência temporária. Somos imortais, rumo aos grandes anseios da evolução. Sugiro ao leitor reler o citado e rico Preambulo.

Nenhum comentário

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar, deixe sua mensagem!.

Deixar um Comentário

Mensagens
Palestras todas as terças-feiras às 20:00 hrs no Núcleo Espírita - Amor e Paz
Rua Coronel José Bráz, 682 - Marília / SP

Clique aqui para ver a localização no mapa
| Clique para entrar em contato