Seção: Artigos Breno Costa Breno Costa - Artigos

O que é Espiritismo?

Espiritismo é uma ciência filosófica com implicações morais que teve seu nascimento com as obras básicas de Allan Kardec por volta de 1850 na França.

Possui 5 obras básicas, das quais três são principais:

- Evangelho Segundo Espiritismo – Aspecto Religioso: Estudo das lições morais de Jesus Cristo, espírito mais evoluído que já reencarnou na Terra, sendo o responsável pela organização do planeta (espécie de governador do planeta, nas dimensões físicas e espirituais).

- O Livro dos Espíritos – Aspecto Filosófico: Responde questões, como “de onde eu vim?”, “para onde eu vou?”, “qual o objetivo da vida?”. Nele também há explicação de questões interessantes, como: “o que é Deus?”, que toda a matéria deriva um elemento comum (matéria elementar primitiva), que não existem anjos ou demônios (todos são pessoas, uns mais evoluídos, outros menos evoluídos), etc.

- O livro dos Médiuns – Aspecto Científico: Procura explicar a interação entre o mundo físico e o mundo espiritual. É explicado que todos somos médiuns, na medida em que todos estamos em interação com o mundo espiritual.

O Espiritismo não possui ligação com Umbanda ou Candomblé, estas religiões nasceram do sincretismo religioso entre catolicismo e tradições africanas. Ocorre que elas possuem como ponto em comum o fato de acreditar na comunicação com o mundo espiritual, são, portanto, espiritualista. Da mesma forma, o hinduísmo e o budismo, além de outras religiões orientais. Porém, não são Espíritas, além de possuir rituais e símbolos. Espiritismo é uma religião Cristã e não possui rituais, símbolos ou santos.

No Espiritismo não há padres, pastores ou qualquer espécie de hierarquia. Existem diretorias eleitas para administrar o centro espírita por determinado período (em média 2 anos). Aqueles que possuem conhecimento aprofundado sobre as questões da religião são os palestrantes e dirigentes dos cursos de estudos.

Com Chico Xavier, iniciou-se uma nova fase de revelações, quando foi revelado detalhes do mundo espiritual, inclusive que ele não é espiritual propriamente dito, isto é, com o avanço da ciência e da linguagem humana, foi possível explicar que o mundo espiritual designa os universos paralelos, onde há matéria também, apenas em outra escala vibracional. Com isso, passou-se a entender melhor a questão 27 de “O Livro dos Espíritos”, quando diz que a trindade universal é: Deus, Espírito e Matéria, ou seja, o que não é Deus e Espírito, necessariamente é matéria.

Agora sabemos que vivemos na terceira dimensão da matéria e que o mundo espiritual seria a quarta e demais dimensões. Assim, temos um Universo Físico (rótulo para designar nossa realidade) e Universo Espiritual (rótulo para designar as demais realidades/dimensões da matéria).

Quem habita o Universo Espiritual está numa dimensão “maior” (expressão “Mundo Maior”). Assim, quem está no mundo espiritual vê quem está no Universo Físico, mas quem está neste não vê quem está no Universo Espiritual, a não ser que tenha capacidade sensorial aguçada, os chamados médiuns.

Os dois Universos (Físico e Espiritual) estão em constante permuta de vibrações mentais.

Por meio da espécie de pensamento que alimentamos, estabelecemos a frequência de nossas vibrações mentais e a sintonizamos às similares, recebendo de volta o tipo de energia exteriorizada, aumentando a sensação de felicidade e paz ou de tristeza, angústia, raiva, etc.

Com o espiritismo, entendemos que não existe morte, mas apenas mudança de dimensões. Ora, estamos vivos no Universo Físico, ora estamos vivos em algumas das esferas do Universo Espiritual. A partir de nossa criação, somos seres eternos/imortais, não morremos propriamente dito nunca.

Além disso, compreendemos que somente pelas mudanças de hábitos, buscando uma reforma íntima, deixando para trás hábitos inferiores e adotando hábitos mentais e físicos saudáveis, é que iremos evoluir mentalmente (moral/intelectual).

Com a evolução mental, nos capacitamos a viver em dimensões vibratórias mais sutis e, enquanto viventes da terceira dimensão, auferimos qualidade de vida física e mental.

Lembrando que Jesus Cristo estabeleceu como principal mandamento de seus ensinamentos: amar o próximo como ele nos amou (Evangelho de João, capítulo 16), sendo que a expressão máxima do amor ao próximo é caridade material e espiritual.

Por estas razões, que os pilares da Doutrina Espírita são: Reforma Íntima e Caridade.

*

Espírito Heitor pelo médium Breno Costa – 24/11/2014.

*

Inscreva-se em nosso canal no Youtube: Breno Costa – Link https://www.youtube.com/channel/UCZ2affKQIg_OJAXjDbm_UhQ

Instagram: breno.o.t.costa

9 Comentários

Rodrigo { 26 de novembro de 2014 às 16:18 }

A terceira dimensão é o nosso planeta a quarta o plano espiritual, qual seria a primeira e segunda dimensão?

Breno Costa { 27 de novembro de 2014 às 9:15 }

Olá Rodrigo, bom perguntar para já esclarecer esta questão.
O nome terceira dimensão deriva do aspecto da nossa matéria, que tem profundidade, largura e altura, três dimensões. Não quer dizer que existe um universo bi-dimensional ou unodimensional, apesar de na teoria existir. Esta imagem que vc está vendo no seu computador é bidimensional (só tem altura e largura, não tem profundidade).
A matéria do universo paralelo ao nosso, chamado mundo espiritual, possui outras características, que resulta na conclusão que teria uma dimensão a mais além das 3, sendo por isso chamada quarta. Existe a quinta, sexta, sétima, etc.
Essa dimensão a mais causaria a diferença de realidades, inclusive tornando a matéria mais sutil.
Mas compreenda, é a forma de nós, que estamos num universo tridimensional, tentar entender um universo tetradimensional.
Veja este vídeo sobre “teoria das cordas”, ele ajuda a entender, https://www.youtube.com/watch?v=HovVUDqX7WY
Este outro demonstra como seria a visita a um mundo bidimensional, assim a gente tem ideia do que ocorre em relação a quarta dimensão:
https://www.youtube.com/watch?v=UdTM4nihsD8
Abraços,
Breno.

Rodrigo { 27 de novembro de 2014 às 12:56 }

Obrigado Breno pelos esclarecimentos.
Abraço,
Rodrigo

jansen { 18 de fevereiro de 2015 às 7:30 }

Fora da caridade não há salvação

Francisca { 25 de abril de 2015 às 10:18 }

No início do texto é afirmado que o espiritismo “é uma ciência filosofica com implicações morais”, contudo, um pouco maus à frente aparece uma outra afirmativa ” o espiritismo é uma religião cristã. Dúvida: o espiritismo é uma religião ou uma filosofia?
Desde já agradeço a sua atenção
S

Breno Costa { 26 de abril de 2015 às 8:39 }

Olá Francisca.
Ela tem tríplice aspecto: Ciência, filosofia e religião.
Religião porque, por meio do seu estudo, procuramos nos religar a Deus (religião é isso) e seguir a moral cristã (Evangelho de Jesus).
Filosofia porque explica de onde viemos, para onde vamos e outras questões existenciais.
Ciência porque estuda a interação entre as dimensões vibratórias, sua teoria e sua prática.
Abraços,

Reni oliveira dos santos { 2 de maio de 2015 às 3:32 }

Como descubrirei por que reencarnei,ou o que fui na vida passada??

Breno Costa { 4 de maio de 2015 às 9:09 }

olá! Você reencarnou porque é uma lei da natureza, vamos desencarnando e reencarnando ao longo dos milênios, assim nosso espírito vai evoluindo.
Não é importante saber que foi na vida passada. O importante é tentar viver o máximo possível a atual vida em sintonia com o Evangelho de Jesus e as leis divinas, para tanto, basta trilhar o caminho do bem.
O passado é esquecido para que possamos ter oportunidades de evolução sem ser massacrados pela culpa e o remorso dos erros graves cometidos. Porém, esse passado reflete no presente, formando nossas aptidões e defeitos.

Francisca { 6 de agosto de 2015 às 12:17 }

Bruno,

Muito obrigada! Você tem prestado um importante serviço de esclarecimento, que auxilia no despertar de cada um. Que você continue recebendo muita luz, paz e amor.
Abs
Francisca

Deixar um Comentário

Mensagens
Palestras todas as terças-feiras às 20:00 hrs no Núcleo Espírita - Amor e Paz
Rua Coronel José Bráz, 682 - Marília / SP

Clique aqui para ver a localização no mapa
| Clique para entrar em contato