Seção: Artigos Breno Costa Breno Costa - Artigos

Depressão, o que fazer?

A depressão é uma espécie de doença mental que atinge grande número dos habitantes encarnados do Planeta.

Trata-se de um sentimento de angústia ou tristeza profunda.

Os graus de depressão varia ao infinito, desde uma pequena tristeza até um sentimento tão forte que leva a pessoa a pensar que não vale mais a pena viver.

André Luiz, no livro “No Mundo Maior”, ao estudar o cérebro humano e a influência que recebemos das pessoas que habitam a dimensão vibratória conhecida como “Mundo Espiritual”, já em 1950, afirmava que o mal do século seria realmente a depressão.

Isso porque estamos passando por uma fase onde o grau consciencial da humanidade está amadurecendo. Com isso, a sintonia entre encarnados e desencarnados está crescendo.

O fato é que existe número incerto de espíritos que permanecem na Crosta Terrestre ou em faixas vibratórias próximas para se manterem ligados às mentes dos encarnados, seja por motivo de vingança (obsessão), seja para alimentar vícios (vampirismo).

O que fazer?

Primeiro, é preciso entender isso como algo normal, sem mistificações ou desespero.

A influência espiritual é algo natural, porque a permuta entre dimensões paralelas é fato comum nas leis da natureza.

O que precisamos fazer é aprender a conviver com isso.

A depressão causa a queda do padrão vibratório da pessoa. Com isso, ou ela se iniciou com a influência espiritual ou passará, em algum momento, a receber alguma espécie de influência.

É necessário reagir.

É necessário elevar o padrão vibratório.

Isso ocorre perseverando no trabalho benéfico.

Trazemos aqui algumas dicas do que deve ser feito quando a pessoa está em depressão, seja o nível que for:

1º – Oração: A oração é um reflexo condicionado de nossa mente que resulta na elevação do nosso padrão vibratório. Ao orar, nossa mente altera as vibrações mentais, de densas e pesadas, as vibrações se tornam leves e sutis. O ambiente em volta da pessoa em oração é banhado por boas vibrações. Amigos espirituais que buscam orientar conseguem atingir uma sintonização para trazer palavras amigas. Portanto, é fundamental cultivar a oração. Quantas vezes no dia? Quantas quiser, não há contra indicação. Ao acordar, ao dormir, no trânsito, no trabalho, orar sempre é bom, “há na oração um poder incomensurável”.

2º – Estudar Espiritismo: É importantíssimo estudar. A mente em depressão tende a se fechar. Não podemos deixar isso acontecer. O estudo do espiritismo cataliza pensamentos renovadores e edificantes, trazendo luz e afastando as trevas. Além disso, ao estudar espiritismo, se houver influência espiritual, há o doutrinamento indireto ou, no mínimo, o incomodo que afastará a influência. Interessante é determinar uma hora do dia para dedicar-se ao estudo do espiritismo. Além de frequentar um grupo de estudos de um Centro Espírita.

3º – Passes/Reiki: Por meio do passe é doado magnetismo que auxilia no reequilíbrio mental de quem está passando por um quadro de depressão. Os passes espíritas é ótimo remédio que deve ser tomado sem contra indicação e o máximo possível. Assim, importante procurar os dias na casa espírita em que há o passe e não dispensá-los. Além disso, como reforço, é interessante procurar um terapeuta que sabe ministrar o Reiki. A terapia reiki não está ligado à nenhuma religião, trata-se de um método de passe magnético potencializado, trazendo enormes benefícios, inclusive para quem não está em depressão. Por meio do reiki, os chacras do corpo espiritual são limpados, sincronizados e equilibrados, o que resulta em enorme bem estar. Assim, recomendamos, além dos passes espíritas que devem ser tomados toda semana, ao menos 1 hora por semana de terapia reiki com um profissional idôneo.

4º – Caridade: Como sempre disse Chico Xavier, quem pratica caridade coloca em movimento as forças da alma. Quando doamos parte de nosso tempo para um programa de caridade, estamos saindo do pensamento egoísta para ajudar o próximo, com isso, naturalmente, elevamos nosso padrão vibratório, sintonizando-se com a equipe espiritual daquele programa de caridade e afastando as influências inferiores. Não é necessário ser rico para fazer caridade, isso porque todos os centros espíritas e igrejas procuram pessoas que possam doar 1 hora de sua semana ou mês para ajudar nas atividades de caridade. Procure uma perto de sua casa e faça parte!

5º – Evangelho no Lar: Talvez o mais importante, devendo ser feito por todos. Ah se todos os encarnados fizessem Evangelho no Lar, com certeza o mundo seria outro. Deve ser feito da seguinte forma: escolha de ao menos um dia na semana, sempre no mesmo horário, quando a família deve reunir. Neste dia e nesta hora (por exemplo: quinta-feira às 20h00min), deve-se colocar uma jarra de água na mesa, ler algum livrinho de mensagem edificante, o evangelho, conversar um pouco sobre as mensagens lidas, fazer uma prece agradecendo a Deus tudo que possui e pedindo aos amigos espirituais proteção e orientação. Com isso, os amigos espirituais, os anjos da guarda, visitam a família naquele dia, limpam a casa de energias negativas, afastam espíritos ainda não conhecedores do Amor Divino e ministram boas vibrações para toda a família, auxiliando no tratamento da depressão.

6º – Hábito Angular: Estudos científicos demonstram que todas as pessoas que conseguiram mudar sua vida, melhorando-a, estipularam um hábito diferente no dia a dia que impulsionou a mente para uma nova fase da vida. Eles chamam esse hábito de angular ou alavanca, porque ele permite à mente o autopoliciamento dos pensamentos e das condutas. Então, estabeleça um hábito angular para ser adotado a partir de hoje, como não fumar, não beber cerveja, fazer exercícios físicos regulares, ou qualquer outra atividade benéfica que vai trazer bem estar.

7º – Leitura de Mensagens Edificantes: as mensagens edificantes também são catalizadoras de bons pensamentos, porque trazem o Evangelho de Jesus traduzidos em palavras simples e relacionadas com o nosso dia a dia. Portanto, é muito importante ler ao menos duas mensagens edificantes por dia, uma ao acordar e outra ao dormir. Mas, quanto mais, melhor. É uma pequena luz que você acende em sua mente, auxiliando, ainda mais, no tratamento da depressão.

8º – Exercício físicos regulares: a prática de exercício físicos regulares libera hormônios no corpo físico que trazem a sensação de bem estar. A frase “corpo são, mente sã” é verdadeira. Quem faz exercício físicos regulares traz bem estar para a sua mente, ajudando no tratamento da depressão. Aqui pode ser uma caminhada, academia, corrida, enfim, qualquer exercício físico. É uma ótima espécie de hábito angular a ser introduzido por aqueles que ainda não possuem este hábito.

Esta singela orientação é um pequeno guia de condutas positivas que, se praticado, catalizará bons sentimentos e afastará ou diminuirá o quadro depressivo.

Para aqueles que estão tomando algum remédio e consultando algum médico, esta orientação não substitui o tratamento do corpo físico. Esta orientação deve ser adotada em conjunto. Naturalmente, após certo tempo perseverando nestas condutas, se sentindo melhor, narrando o fato para o psiquiatra, como resultado da melhora o medicamento será cada vez menor. Mas, a orientação médica é fundamental e deve ser seguida.

Como afirma André Luiz, as lágrimas que derrubamos não substituem o suor que devemos verter em benefício da nossa própria felicidade, ou seja, devemos nos esforçar para alcançar quadros melhores de alegria e felicidade, sendo a perseverança no Bem o principal remédio.

Siga estas orientação com fé em Deus e Jesus e com certeza enormes alegrias surgirão em sua vida.

 

 

Mensagem Final:

*

Por Breno Costa.

 

 

 

 

 

 

 

18 Comentários

cynthia tetti { 15 de julho de 2013 às 11:33 }

sofro de depressão há muitos e muitos anos. e tenho certeza que, junto com minhas medicações que tomo, vou melhorar muito com essas orientações. Muito obrigada!

Rosana { 15 de julho de 2013 às 19:04 }

Tenho depressão eu sofro e todos ao meu redor tambem sofrem muito com minha angustia ,Depressão é uam doença que dilacera a alma ,mata as esperenças e sonhos ,espero que com estas orientções eu possa melhorar deste mal.

Breno Costa { 15 de julho de 2013 às 19:06 }

Sem dúvidas não é fácil!
Siga as orientações, persevere e logo perceberá mudanças! Deus nunca abandona, tenha fé.
Abraços!

aline de mendonça sucupira { 18 de julho de 2013 às 1:12 }

SOFRO DE DEPRESSÃO DESDE OS 5 ANOS DE IDADE DEPOIS DA MORTE DE MINHA TIA EMÍLIA DE MENDONÇA E DO MEU AVÔ LUIZ DE MENDONÇA.MINHA TIA MORREU EM 3 DIAS DEPOIS DO CONSUMO DE ÁGUA DE POÇO E EU DIAS ANTES EU DEI PARA ELA ÁGUA COM SANITÁRIA É CLARO QUE LEA NÃO BEBEU MAIS EU DURANTE 5 ANOS PENSEI QUE ELA TINHA MORRIDO POR MINHA CAUSA E AÍ EU COMEÇEI A FICAR DEPRIMIDA.DESDE CEDO MINHA ESPIRITUALIDADE APARECEU VI MEU AVÔ LOGO DEPOIS QUE ELE MORREU,TODA A MINHA FAMÍLIA FOI DIRETAMENTE LIGADA AO LADO ESPIRITUAL,MINHA BISAVÓ TRABAHOU NUM CENTRO KARDECISTA POR 30 ANOS,MINHA AVÓ POR 25 ANOS NO TUPYARA,MEU AVÔ TAMBÉM,MEU TIO NO A CAMINHO DA LUZ,EU APRENDI A JOGAR CARTAS COM 10 ANOS,TENHO SONHOS PREMONITÓRIOS,FAÇO QUASE TODA NOITE VIAGENS ASTRAIS E ACORDO CANSADA E AGORA DEI PARA DORMIR SÓ POR 3 HORAS.MINHA FAMÍLIA MORREU TODA SÓ SOBROU MINHA MÃE E PRIMOS DISTANTES.
SEMPRE DISSERAM QUE NA OUTRA VIDA FUI UM SUICIDA POR ISSO MINHA VIDA NUNCA SE EQUILIBROU E EU HÁ UNS 6 MESES VI COMO EU MORRI FOI HORRÍVEL.
EU ADORARIA RECEBER PSICOGRAFIAS DOS MEUS PARENTES PORQUE SEM ELES ME SINTO MUITO IMCOMPLETA.
ELES ME DAVAM MUITO CONFORTO PRINCIPALMENTE MINHA AVÒ JANYRA MARTINS DE MENDONÇA.
HOJE CONHECI MELHOR E GOSTEI MUITO DA PÁGINA DE VOCÊS ESCREVENDO ISSO ME SINTO UM POUCO ALIVIADA PORQUE A MINHA DEPRESSÃO POUCO ADIANTA COM OS REMÉDIOS.OBRIGADA
ALINE DE MENDONÇA SUCUPIRA.

Glória Maria Carvalho Martins { 28 de julho de 2013 às 14:27 }

Estava mesmo procurando essas palavras sempre, gostei muito de espiritismo.
Tem coisas em minha vida que não consigo muito entender,só pode ser algo espiritual.

maria auixiliadopra lopes mateus { 4 de agosto de 2013 às 15:16 }

amei a mensage, pois ando me sentindo muito deprimente, im,potente até com tantos problemas e preocupações. obrigada. eu ó espirita, estudop o espiritismo, faço o evangelho no lar e´´e somente o evangelho é que está me dando fcorças para continuar.

cacilda correa briao { 29 de setembro de 2013 às 21:18 }

tenho depresão a uns nove anos,a alguns meses atraz faço tratamento para sindrome do panico acredito que uma doença puxou a outra,li o artigo farei o que ali esta escrito.

Breno Costa { 30 de setembro de 2013 às 13:10 }

Olá!
Faça sim, tenho certeza que se fizer tudo o que foi proposto e persistir com fé em deus, sentirá uma grande melhora!
Abraços!

maria germana silva { 3 de novembro de 2013 às 20:56 }

vou seguir esses conselhos, pois estou me sentido muito deprimida por varios motivos.

Breno Costa { 4 de novembro de 2013 às 10:23 }

Olá Maria!
Segue sim, tenho certeza que irá melhorar sua qualidade de vida!
Abraços,

edna { 15 de novembro de 2013 às 14:22 }

Suas lições são de uma grande ajuda. Que Jesus possa te orientar a esclarecer sempre corações em aflições. Que Deus te ilumine!!!

Breno Costa { 15 de novembro de 2013 às 17:00 }

Olá Edna!
Agradecemos pelas palavras!
Continue acompanhando os estudos e ajude na divulgação do site!
Abraços,

sandra mota { 5 de janeiro de 2014 às 3:22 }

Todo o esclarecimento é de grande ajuda!!!!

claudia { 5 de janeiro de 2014 às 11:17 }

quero e preciso levar esses ensinamentos pra minha vida.

janaina toledo nunes { 12 de janeiro de 2014 às 14:26 }

Ola ! tenho depressão a uns 8 anos as vezes tenho melhoras , mas eu não consigo manter bons pensamentos isso me causa muita angustia ,eu vou tentar fazer o que li no texto acima espero que me ajude .

Rose Benvenuti { 2 de fevereiro de 2014 às 11:40 }

Olá, gostaria que todos que carregam em si essa tristeza profunda, essa dor que dilacera a alma, pudessem realmente levarem a sério essas palavras e ensinamentos que nosso amigo trás a vocês. Lembre-se nunca estamos sos, basta entrarmos em oração e logo seremos sentiremos as energias de amor de nosso Pai e de todos aqueles que nos amam e nos protegem. Tenham fé e persistam no caminho para a cura. Procurem saber o motivo real pelo qual mantém esses sentimentos, trabalhem e busquem o equilíbrio. Meditem, orem, estudem, doam-se e encontrem-se. Muita Paz e Luz para todos. Sintam-se amados sempre. Amo vcs.

Letícia Inagaki { 15 de julho de 2015 às 10:04 }

Breno, primeiramente gostaria de agradecer por trazer repostas através dos seus artigos e mensagens.
Sofro de depressão a alguns anos, começou na adolescência quando minha mediunidade aflorou. Desde pequena já frequentava o centro espirita e sabia que ali seria meu lar de Paz. Tive muita ajuda através dos tratamentos espiritas e a doutrina.
Sou grata por tudo que aprendi através dessa doutrina de Paz e Amor, quero fazer o bem pois foi através dele que hoje estou aqui, viva e com sede de aprender e ajudar ao próximo.
Sábado (11/07/2015) tive o prazer de assistir uma de suas palestra que ocorreu no Centro Espirita Apóstolos do Bem, na cidade de Indaiatuba, foi de grande aprendizado e trouxe muita Paz e ensinamentos..

Irmão, continue esse trabalho que só traz o bem ao próximo, agradeço de coração.

E a todos aqueles que assim como eu, teve ou está em um momento de profunda tristeza, ore e peça ajuda, pois o amparo é imediato e a Paz gratificante.

Fique na Paz.

Breno Costa { 15 de julho de 2015 às 11:34 }

Olá Letícia.
Obrigado e fico muito feliz por ter gostado, preparei a palestra com muito carinho.
Obrigado pela generosidade nas palavras.
Importante sua mensagem, Deus nunca abandona, precisamos fazer a nossa parte e ter fé!
Abraços.

Deixar um Comentário

Mensagens
Palestras todas as terças-feiras às 20:00 hrs no Núcleo Espírita - Amor e Paz
Rua Coronel José Bráz, 682 - Marília / SP

Clique aqui para ver a localização no mapa
| Clique para entrar em contato